quarta-feira, 17 de julho de 2013

Noticias de Julho de 2013



Natal, Julho de 2013

16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos 17 Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” 1 João 3:16-18

Estimados irmãos,

Já entramos no segundo semestre de 2013. Há poucos dias iniciávamos o ano e já do meio do ano! Isto deve levar-nos a pensar no que temos planejado em termos de cumprir a grande comissão de Jesus. Ele está às portas e ainda há muitos sem Cristo! Há muitos sertanejos sem conhecer a Verdade, Jesus Cristo. A maioria são religiosos, entretanto, ainda na escuridão, como o era Nicodemos.
Base Missionária - 15 anos de construção
As estatísticas mostram que o sertão nordestino é o 4º desafio em termos de missões: Sertanejos da zona urbana, da zona rural, comunidades de ciganos e comunidades kilombolas. Só no nordeste há 58 tribos indígenas embrenhadas pelo sertão, como também 1107 comunidades kilombolas e várias comunidades de ciganos. Ainda não se sabe exatamente o número de comunidades de ciganos, pois neste exato momento está sendo feito uma pesquisa para averiguar essa realidade.
Estes desafios mexem conosco, desde que viemos para o Nordeste no final de 1993 e iniciamos todo o trabalho que temos hoje no sertão do Rio Grande do Norte e agora no Ceará e desejamos prosseguir avançando por outros estados da região procurando cumprir o IDE de Jesus. Entretanto, às vezes, nos sentimos desanimados, por falta de apoio das igrejas das regiões mais abastadas, algumas das quais, possuem recursos e nem sabem em onde e em que aplicar.
Base Miss. da SEARA - construção em andamento
Enquanto isso, nós estamos aqui com projetos patinando há mais de 10 anos, porque não dispomos de recursos, quer no avanço evangelístico e na construção de casas de oração, como também a Base Missionária em Natal, que já faz 15 anos de construção e ainda está na laje, cuja estrutura é super importante para o avanço do evangelho pelo sertão do Nordeste.
Neste sentido ficamos indagando sobre a nossa prática dos versos 17 e 18 do capitulo 3 primeira carta de João. Fala-se razoavelmente de missões em nosso meio, mas esse falar é ainda muito comedido, tímido e sem propósito definido. Talvez por falta de visão, medo de envolvimento com a obra ou mesmo por questões apreço pessoal ou ministerial.
Dizemos que os recursos que estão em nossas mãos são do Senhor, entretanto, na maioria das vezes o manipulamos e só o aplicamos onde e com quem nos afinamos ou nos simpatizamos especialmente nas questões ordem eclesiásticas ou de costumes quando são concordes. Então, essa expressão de que os recursos são do Senhor, não se configura como verdadeira, pois o Senhor não faz acepção de pessoas. Sentimos isso na pele.
Banheiros inacabados da casa de oração de Riachuelo/RN
Nosso trabalho às vezes é mencionado e citado por alguns até mesmo para justificar algumas ações de interesse pessoal ou eclesiástico, entretanto, estas menções não se fazem verdadeiras na prática. Contudo e apesar de tudo, mesmo que em alguns momentos temos a inclinação em desanimar, procuramos nos manter firmes no desafio que o Senhor tem-nos dado, avançando na medida que o Senhor vai suprindo-nos dos recursos, usando às vezes, pessoas de outras igrejas evangélicas e assim temos caminhado nestes 28 anos de ministério.
Finalizando, queremos agradecer aos que tem orado e contribuído conosco e com a obra do Senhor desenvolvida pela equipe SEARA, deixando aqui o chamado nordestino: “Passem no Nordeste e ajudem-nos!”.
Em Cristo,
Celso Luiz Castro

Nenhum comentário: